Dicas para aumentar a concentração dos mais novos

Numa altura em que existem mil e uma aplicações móveis para todas as finalidades possíveis e imaginárias, manter os mais novos concentrados é uma das tarefas mais complicadas… Mas não impossível de concretizar.

Seja durante a época de estudo ou até nos momentos de lazer e convívio familiar, manter uma criança concentrada e longe de todas as distrações existentes (e são mesmo muitas, basta ter um smartphone repleto de aplicações móveis) não é uma tarefa nada fácil.

Se os mais novos são já distraídos por natureza, nos dias de hoje a situação é ainda mais notória, como destaca o site Mind Body Green, que revela que existem truques bastante simples que permitem reverter (ou pelo menos atenuar) esta situação.

Tal como acontece com os adultos, a meditação é também uma alternativa bastante válida para as crianças, uma vez que as ensina a relaxar e a ter uma postura mais ‘mindfull’, isto é, mais consciente e concentrada. Diz a publicação que incentivar os mais novos a praticar diariamente meditação pode ser uma forma bastante eficaz de tratar a síndrome de hiperatividade e défice de atenção.

Implementar estratégias de concentração em todas as atividades diárias é um outro truque apresentado pela publicação e que consiste em desafiar os mais novos a estarem atentos a uma coisa de cada vez, isto é, se estão a jogar algo, devem centrar as atenções nisso mesmo, se estão a ler um livro, devem estar atentos apenas ao que leem, etc. Além das estratégias de concentração, os pais devem ainda implementar desafios de concentração, em que as crianças avaliam cores, formas, texturas, objetos escondidos, etc.

Ter um maior controlo nas aplicações que são descarregadas para o telemóvel e tablet e reduzir ainda o tempo de exposição ao computador e a outros equipamentos tecnológicos são estratégias igualmente importantes, assim como mostrar que existem outras formas de brincar além dos dispositivos móveis e consolas de jogos.

Fonte : Notícias ao Minuto