2,2 milhões para parque na Póvoa de Santa Iria

Dois tanques de maré serão criados para a prática de desportos náuticos. Modalidades serão apoiadas com armazém para embarcações.

Imagem virtual de como vai ficar a nova frente ribeirinha na Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira)

O Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa será uma realidade dentro de um ano na Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira. Num investimento de 2,2 milhões de euros, o parque terá como principais valências a criação de “dois tanques de maré” destinados à prática de canoagem e remo de iniciação.

Com uma área total de 3,4 hectares, o parque inclui uma ciclovia com uma extensão de 1,8 quilómetros, localizada ao longo da frente ribeirinha, até ao extremo sul do concelho. O projeto prevê uma futura ligação da ciclovia aos concelhos de Loures e depois a Lisboa, com ligação ao Parque Tejo e Trancão, no Parque das Nações.

Na vertente dos desportos náuticos, será criado um edifício destinado a acomodar as instalações do futuro clube náutico, que contará com balneários de apoio às instalações sanitárias de utilização pública, além de um hangar para armazenamento das embarcações e uma marina.

O projeto que valoriza as atividades de lazer ao longo da frente rio dá continuidade ao Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria e ao Parque Linear Ribeirinho Estuário Tejo.

A intervenção contempla a ampliação do cais já existente, de modo a permitir a acostagem do barco varino ‘Liberdade’. Está também prevista a reabilitação de dois pontões existentes e a construção de um parque de estacionamento com 36 lugares.

A valorização do espaço verde implica a plantação de árvores e arbustos ao longo da ciclovia. Para garantir maior comodidade aos utentes do parque, haverá equipamentos de recreio infantil, aparelhos para fitness inclusivo, bebedouros e estacionamento para bicicletas.

Fonte : CM