Ciclovia vai ligar Loures a Vila Franca de Xira

Loures pretende concluir ponto de ligação em Santa Iria, junto ao rio Tejo.

A Câmara de Vila Franca de Xira apresenta hoje um projeto de implementação de 100 quilómetros de ciclovias no concelho. Um dos percursos, talvez o mais esperado pelos munícipes, é o que vai fazer a ligação a Loures.

Segundo apurou o CM, as obras da Ciclovia do Tejo, com uma extensão de dois quilómetros, arrancam em breve e vão ligar o Parque Ribeirinho da Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira) a Loures, sempre junto à margem do rio Tejo.

Isto vai permitir prolongar os 13 quilómetros de ciclovia já existentes: os que ligam Alhandra-Vila Franca de Xira e os relativos aos parques ribeirinhos do Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria.

O ponto de ligação será o antigo cais da BP, que irá conectar à estação de comboios em Santa Iria, tudo no concelho de Loures.

Fonte da Câmara de Loures revelou ao CM que este pequeno troço de ciclovia, com aproximadamente 500 metros, deverá estar concluído em junho. Será nessa altura que o grande projeto intermunicipal de ligação em ciclovia de Lisboa a Vila Franca de Xira será apresentado. A pré-candidatura a fundos comunitários do Portugal 2020 já foi aprovada.

A intenção de ligar Vila Franca de Xira a Lisboa, através de uma grande ciclovia com cerca de 20 quilómetros, é um projeto antigo das câmaras de Vila Franca e Loures. Começou a ser discutido em 2014, quando surgiu a possibilidade de uma candidatura conjunta a fundos europeus.

Um dos problemas para a conclusão do projeto são as muitas fábricas existentes junto à margem do rio e o parque de contentores. Sabe o CM que este assunto já estará a ser contornado.

Fonte : CM