Oito dicas para montar uma lancheira saudável para as crianças

Utilizar alimentos naturais e preparados em casa pode ser mais económico e saudável. A dica é investir em ingredientes nutritivos, combinando proteínas, frutas, hidratos de carbono e cálcio.

Muitos pais recorrem aos produtos industrializados por considerarem que são mais práticos, mas utilizar alimentos naturais e frescos pode ser mais fácil do que se imagina e económico, além de fazer bem à saúde das crianças.

“Preparar os alimentos que as crianças vão levar para a escola é uma oportunidade de lhes ensinar hábitos mais saudáveis”, afirma a nutricionista Adriana Miyuki, da rede de supermercados Hirota.

A nutricionista diz que se deve incluir na composição da lancheira três grupos de alimentos: os construtores, à base de proteína, como queijo, ovo, peito de peru, soja etc.; os reguladores, como frutas e vegetais, que regulam o nosso organismo; e os energéticos, à base de gordura e hidratos de carbono, como pão e massa, que garantem a energia dos miúdos. “A alimentação equilibrada também deve estar presente na hora do lanche”, explica Adriana.

Oito dicas para um lanche saudável:

1 – Dê preferência aos alimentos mais naturais ou feitos em casa, e evite os industrializados.

2 – Procure deixar o lanche com uma aparência bonita, colorida e agradável, para proporcionar um momento de prazer à criança.

3 – Use a criatividade para dar uma apresentação diferente aos alimentos, como fazer uma espetada de frutas, em vez de as colocar num recipiente cortadas, ou uma sanduíche cortada em forma de animais ou coração.

4 – Faça coisas que as crianças gostam, mas usando alimentos mais saudáveis. Por exemplo, minipizza com cobertura de queijo ricota, peito de peru, curgete ou rúcula.

5 – Tapioca com recheios variados também pode ser uma boa substituição dos pães, bem como pãozinho de beterraba ou cenoura, que são coloridos, macios e até são bem recebidos pelas crianças.

6 – ‘Chips’ de legumes, cortados em rodelas e assados no forno, como beringela, curgete, batata doce, beterraba, são ótimas opções e dá para variar bastante.

7 – O smoothie pode ser feito com leite vegetal, leite de vaca, chá, água de coco, iogurte etc, coloque-os numa garrafa térmica e inclua na lancheira.

8 – Aproveite para colocar também frutas da época de acompanhamento, pois são frescas e docinhas. Mas sempre tudo bem lavado.

Fonte : Notícias ao Minuto