Vila Franca participou em simulação de cheias na região

20151204_10O município de Vila Franca de Xira participou, entre os dias 30 de Novembro e 3 de Dezembro, no exercício distrital “Aqua Lx 2015”, que recriou o cenário das cheias de 1967 e 1983. A organização coube à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa (CDOS) e em que participaram os 16 Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC), incluindo o de Vila Franca de Xira.

Tratou-se de um exercício que visou testar o plano distrital de emergência e proteção civil assim como os planos das autarquias envolvidas num eventual cenário de cheias, no caso particular de Vila Franca de Xira foi também testado o Plano de Contingência Municipal para Condições Meteorológicas Adversas. O município preparou diversos cenários de inundações e outros fenómenos ligados a este tipo de ocorrências. O objectivo foi obter o máximo treino por parte das entidades envolvidas bem como promover o desenvolvimento da articulação interna entre os vários departamentos e serviços do município.

Além de Vila Franca de Xira, participam no exercício os municípios de Lisboa, Odivelas, Amadora, Sintra, Mafra, Oeiras, Cascais, Loures, Azambuja, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã.

Fonte : O Mirante