Vila Franca Centro vai ser entaipado para afastar mendigos e toxicodependentes

20150812_15O município de Vila Franca de Xira mandou entaipar portas, janelas e arcadas do Vila Franca Centro, para evitar a invasão do local por sem-abrigo e toxicodependentes. A autarquia diz que está preocupada com o vandalismo do edifício.

A intenção foi anunciada na última semana pelo presidente do executivo, Alberto Mesquita (PS), depois de confrontado pela oposição com o facto de o espaço estar mal frequentado, sobretudo tratando-se de uma zona nobre da cidade, junto à estação de caminhos-de-ferro.

“Já solicitei à empresa [Circuitos, do grupo Obriverca] que tape as zonas da rua 25 de Abril, para não termos problemas com os sem-abrigo naquele local. Se a empresa não o fizer seremos nós a fazê-lo”, assegurou o autarca.

A decisão está a gerar polémica e a dividir opiniões. A maioria dos que vivem e trabalham na zona concorda com a decisão. “Há gente a drogar-se durante o dia, é um recanto sujo e degradante, já para não dizer perigoso”, explica Carlos Ribeiro, advogado com escritório na rua 25 de Abril. “Não se trata de catalogar cidadãos de primeira ou segunda. O que se deve fazer é dar casa e condições para estas pessoas morarem”, sublinha.

Outra moradora da rua, Alice Dias, também está preocupada com o local. “Transformou-se num espaço com muito mau aspecto. Já reclamei várias vezes e finalmente vão tapar”, diz a O MIRANTE.

Fonte : O Mirante