Informático avisa que orçamento participativo de Vila Franca de Xira é viciável


20150816_11O sistema de votação dos projectos do orçamento participativo de Vila Franca de Xira carece de avaliação, tem pressupostos de segurança errados e é “manobrável” e “potencialmente viciável”. O alerta foi deixado na última reunião pública de câmara por João Rodrigues, informático do concelho, que quis saber se o processo de votação é auditado ou controlado por uma entidade idónea.

“O ano passado o projecto vencedor de Alverca resultou dos votos de apenas três computadores, que foram responsáveis por 85 por cento dos votos nesse projecto. Um dos computadores, sozinho, votou 180 vezes. Isto revela a fragilidade deste sistema de votação”, lamentou. O informático disse mesmo que, num cenário extremo, os votos podem ser manipulados por alguém com bons conhecimentos de informática.

Esta não é a primeira vez que a segurança e a transparência do sistema de votação dos projectos do orçamento participativo é posta em causa. Vários cidadãos já foram a reuniões de câmara questionar a veracidade das votações. Isto porque, em muitos casos, os projectos que vencem são os que foram apresentados por pessoas ligadas aos executivos das juntas de freguesia ou a associações das localidades.

“Se não for com voto em urna é imprescindível que na votação electrónica seja feito um registo com senha que obrigatoriamente possa ser alterado por quem o recebe. Gostava que este problema fosse bem analisado”, pediu João Rodrigues.

Fonte : O Mirante