Vila Franca de Xira apoia com 12 mil euros a praça de toiros da cidade

20150702_07O município de Vila Franca de Xira vai apoiar com 12 mil euros o funcionamento da praça de toiros Palha Blanco, durante esta temporada. Um valor dois mil euros superior ao apoio atribuído o ano passado. A proposta de protocolo, a assinar com a empresa concessionária do espaço, do empresário Paulo Pessoa de Carvalho, foi aprovada por unanimidade na última reunião pública do executivo.

Segundo o documento, a câmara apoia o funcionamento da praça com 12 mil euros mas a empresa concessionária compromete-se a tomar medidas que facilitem o acesso de jovens e idosos ao recinto e a promover mais espectáculos noutras praças do país com a participação dos jovens alunos da escola de toureio José Falcão.

Alberto Mesquita (PS), presidente do executivo, defendeu a proposta com a necessidade de apoiar uma das imagens de marca do concelho. “Não há dúvida que a festa brava é a nossa identidade e por isso a nossa obrigação é afirmar a cultura taurina”, justificou, garantindo que o município ainda se está a adaptar à nova forma de gestão da praça de toiros.

“São empresas diferentes e já falei com o concessionário no sentido de esticar até ao limite os espectáculos taurinos. Este protocolo visa apoiar a nova gestão da praça mas com contrapartidas absolutamente bem definidas”, garantiu o autarca.

Apesar de ter aprovado o documento a oposição levantou algumas dúvidas e questionou o retorno vindo deste investimento. Aurélio Marques (CDU) quis saber quem escolhe os espectáculos onde vão actuar os jovens alunos da escola de toureio e Rui Rei, da coligação Novo Rumo, defendeu uma maior “monitorização” do funcionamento da praça e das cláusulas do protocolo, notando que é chegada a hora de “começar a tirar resultados dos apoios dados à cultura taurina”, avaliando que tipo de espectáculos estão a ser feitos e que tipo de público visita a praça.

Fonte : O Mirante