Vila Franca de Xira e Azambuja perdem comboios para as praias aos fins-de-semana

20150606_01-300x175 (1)Neste verão, as pessoas da linha da Azambuja – que inclui Vila Franca de Xira, Alverca, Póvoa de Santa Iria, Alhandra e Sacavém, vão deixar de ter comboios aos fins-de-semana para poderem ir às praias da linha de Cascais. Esta é a principal alteração nos horários implementada pela Comboios de Portugal (CP), que entra em vigor já no dia 14 deste mês.

A alternativa recomendada pela empresa é que os utilizadores usem o metro para o Cais do Sodré. A O MIRANTE a CP explica que o fim destes comboios ao fim-de-semana se prende com a “enorme falta de procura” que vinha sendo sentida desde que essa ligação foi criada, em 2011. Em comunicado a CP explica que a decisão de alterar os horários decorre de estudos realizados no terreno e de monitorizações da procura ao longo dos últimos três anos, que permitiu “identificar novas soluções que vão incrementar os níveis do serviço prestado”. A empresa garante que vai manter o mesmo número de comboios, mas não diz se os mesmos terão uma redução da capacidade, ou seja, menos carruagens por composição.

Entre as principais novidades dos novos horários está a mudança das ligações directas entre origens e destinos. Os comboios de Santa Apolónia para a Castanheira do Ribatejo passam a ir mais longe, até à Azambuja, mas em contrapartida as ligações entre Alcântara-Terra e Azambuja vão-se ficar pela Castanheira do Ribatejo, em vez de irem até Azambuja, como acontecia até aqui. “A criação deste novo modelo permite melhorar o índice de pontualidade do serviço e gerar um maior equilíbrio na ocupação dos comboios, evitando a sobrelotação, reduzindo o número de transbordos e proporcionando maiores índices de conforto”, explica a CP.

Fonte : O Mirante