Sardinha assada e largadas marcam o São João em Castanheira do Ribatejo

20150618_08_1-300x169As Festas de S. João na Castanheira do Ribatejo contam, este ano, com vários pontos altos, entre 19 e 24 de Junho. Um dos momentos mais aguardados está marcado para sábado, 20, com a grande noite da Sardinha Assada. À parte deste evento, três largadas de gado bravo, desporto, muita música e vários momentos religiosos marcam o programa.

A procissão que marca o início das celebrações está agendada para sexta-feira, dia 19, com saída após a eucaristia, marcada para as 18h30. Nessa noite actua o grupo Dia Crew, seguindo-se o baile com a artista Vânia Cardoso. Para as 23h30 está marcada a primeira largada de gado bravo, terminando a noite, dedicada à juventude, com a acuação do DJ John Goulart a partir da 1h30.

No sábado, dia grande das celebrações em Castanheira, a manhã terá um cariz inteiramente desportivo, a partir das 10h00. Uma caminhada entre a farmácia Tejo e o Monte dos Castelinhos, uma aula de ginástica e outra de hip-hop ajudam a abrir o apetite para a sardinha assada grátis a partir das 20h00, com a distribuição a ser feita no recinto das festas e por todas as tertúlias organizadas e inscritas nas juntas de freguesia. Pelo meio, às 15h00, terá lugar um desfile da Escola de Equitação e da Escola de Toureio, às 16h00 uma missa campal e o encierro do gado às 17h00.

Ao longo da noite da sardinha assada haverá animação pelas ruas, que estará a cargo dos Bombos Baionenenses, das Sevilhanas da Juventude da Castanheira e das Marchas da ACR Quintas.

No domingo, após uma romagem aos cemitérios, marcada para as 9h00, terá lugar, uma hora depois, a terceira e última largada de gado bravo. Pelas 10h30 celebra-se missa na Igreja de São Bartolomeu. À tarde, mais um momento de cariz religioso, com a procissão solene a sair, a partir das 16h00, acompanhada pela Banda Filarmónica Incrível Pontevelense e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Castanheira. O Leilão das Fogaças ocorre cerca das 17h30 e a animação volta às 20h30 com o desfile de ranchos. A noite de dança arranca às 21h30, com actuações da Marcha Popular APATI, dos Ranchos Folclóricos da Casa do Povo de Vialonga, da Alfarrobeira, da ADCS de Vialonga e das Sevilhanas da Juventude da Castanheira.

Na segunda e terça-feira o recinto das festas abre às 20h00, seguindo-se novenas e depois a actuação do grupo musical de tributo aos Xutos e Pontapés e do Conjunto Sónia e Ricardo, respectivamente.

Na quarta-feira, 24 de Junho, último dia das celebrações, o recinto reabre às 20h00. Uma hora depois haverá missa e a procissão do regresso de São João à capela. Às 22h00 o último baile ficará a cargo da artista Sheila Raposo e o encerramento das festas está marcado para as 23h45, com o lançamento do tradicional fogo de artifício.

Fonte : O Mirante

20150616_09