Câmara oferece manuais escolares a alunos do 1.º ciclo

20150606_09-300x128A Câmara Municipal de Loulé anunciou hoje que vai distribuir gratuitamente os manuais escolares obrigatórios a todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho, no próximo ano letivo.

Em declarações à agência Lusa, a vereadora responsável pela área da Educação, Ana Machado, explicou que a decisão vai abranger 3.376 alunos, que vão receber os manuais diretamente pelas mãos dos seus professores no início do ano letivo 2015/2016.

Em comunicado, a autarquia afirma que esta “será uma medida de grande alcance social” que vai permitir apoiar todas as famílias do concelho com alunos a frequentar o primeiro ciclo e não apenas as famílias abrangidas por escalões de apoio social.

Ana Machado explicou que a câmara prevê um investimento na ordem dos 135 mil euros com a medida.

Em Portugal várias autarquias têm optado por fornecer gratuitamente os manuais escolares aos alunos dos seus concelhos, como o de Penamacor, no distrito de Castelo Branco.

No Algarve (distrito de Faro), cada autarquia tem vindo a procurar modelos de apoio aos jovens alunos.

No concelho de Tavira a autarquia fornece os manuais gratuitamente aos alunos dos escalões A e B e, já há quatro anos, optou por entregar o material escolar necessário para o ano escolar a todos os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, explicou à Lusa o autarca Jorge Botelho.

Fonte : Lusa