Se Vila Franca de Xira integrar sistema multimunicipal a água vai aumentar quatro por cento

20150116_05-300x225Se Vila Franca de Xira for obrigada a integrar o sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, que o Ministério do Ambiente quer implementar, o custo da água no concelho vai subir pelo menos quatro por cento.

As contas são do presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), que já comunicou o seu parecer ao ministério de Jorge Moreira da Silva. Segundo a câmara, os valores das tarifas a aplicar aos municípios iriam ter um aumento “muitíssimo gravoso”, que teria reflexos “incomportáveis” na factura mensal dos consumidores.

Caso o sistema multimunicipal avance, estimam-se aumentos de custos em Vila Franca de Xira, entre 2015 e 2019, na ordem dos quatro por cento. Pelas contas da autarquia, também as tarifas de saneamento teriam aumentos acima dos três por cento nos primeiros cinco anos, o período de convergência.

Findo esse prazo as tarifas teriam de ser revistas. Vila Franca de Xira deu conta ao ministro da sua discordância quanto ao projecto de diploma legal que cria o sistema multimunicipal, juntamente com a sua discordância do projecto de estatutos da nova entidade gestora e respectiva minuta do contrato de concessão.

Fonte : O Mirante