27 pessoas no hospital de Vila Franca de Xira infetadas com legionella

20141107_004-300x173Os utentes deram entrada na unidade de saúde com “queixas do foro respiratório”. As pessoas foram infetadas através do ar.

O Hospital de Vila Franca de Xira confirmou hoje à agência Lusa que deram entrada naquela unidade hospitalar 27 pessoas infetadas com a bactéria ‘legionella’.

Segundo a mesma fonte, as pessoas foram infetadas através do ar, e não através da ingestão de água, acrescentando que a infeção por ‘legionella’ não é contagiosa.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira anunciou hoje que pelo menos 13 pessoas deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira depois de terem bebido água, com sintomas que apontavam para episódios provocados pela bactéria “legionella”.

Fonte oficial do Hospital de Reynaldo dos Santos tinha confirmado hoje à Lusa a entrada de 25 pacientes nas urgências com “queixas do foro respiratório”, acrescentando que não tinha sido possível apurar as causas dos sintomas comuns.

Entretanto, perto das 2h, a mesma fonte confirmou “27 casos de ‘legionella'”. A essa hora, a maioria das pessoas continuavam internadas.

A situação está a ser acompanhada pela Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo que, hoje em comunicado, sublinhou que, “dado que se trata de uma situação que não é transmissível de pessoa a pessoa, não há motivos para preocupação acrescida”.

A bactéria “legionella” é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Fonte : Expresso